quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MÍDIA x ECAD x ARTISTAS - com a boca no trombone!

Muito se fala em relação aos pagamentos (ou a falta deles) com relação à ECAD.
Pra quem não sabe, ECAD é a Sigla para "Escritório Central de Arrecadação e Distribuição". Trata-se de uma entidade privada, de pouco acesso e conhecimento público, que regulamenta, arrecada e distribui as cotas ref. a direitos autorais dos artistas do Brasil.
Nesta terça (18/10/2011) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades no ECAD aprovou a quebra do sigilo fiscal nos últimos dez anos do órgão e de sua superintendente.
Alguns artistas de grande projeção nacional (e até internacional) vão constantemente à público fazer campanhas pró-ECAD, julgando que é direito do artista receber pelo uso e/ou exposição de suas obras.

Opinião: alguns (diversos) pontos da questão PAGAMENTO pelo USO e/ou EXPOSIÇÃO da obra devem ser analisados para que se tenha uma visão ampla de tudo que o tema envolve.
Vamos a um exemplo bastante claro::
Imagine se hoje você fosse um cantor/compositor renomado, com diversas músicas de sua autoria sendo executadas em rádios, webrádios, programas de TV, bares e boates Brasil afora... bandas e cantores covers executando suas músicas para ganhar a vida... é justo que você receba por isso?? SIM!!! Você é o autor de uma obra que é super valorizada e que faz girar um bocado de $$$ no mercado.
outro lado da moeda: Agora imagine como se você fosse o mesmo compositor, com as mesmas boas músicas, mas que sua obra ainda fosse completamente desconhecida. Você humildemente procuraria uma rádio, qualquer uma (pode ser inclusive aquela FM comunitária aí do seu bairro), chegaria ao Coordenador da Rádio e pediria pra ele tocar a sua música no intuito de ficar conhecido, famoso... ou simplesmente para a sua satisfação pessoal, seja como compositor ou como cantor... certo??
ENTENDA O PROBLEMA:::
Hoje as Rádios, assim como as TVs, os bares, os clubes e as boates tem que PAGAR à ECAD pelos direitos autorais das músicas executadas na programação (veículos na Internet - SITES e WEBRÁDIOS - divergem sobre a legitimidade de pagamento de direitos autorais, já que a Internet é, na sua essência, um ambiente livre e não possui até o presente momento nenhuma legislação específica no Brasil).
RECAPTULANDO:::
Lembra do tal Coordenador da Rádio que você humildemente foi procurar para pedir, às vezes implorar, para tocar a sua música?? A resposta dele seria: NÃO!!! Ele não tocaria a sua música, por melhor que seja, porque teria que pagar por isto!
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR::
Você ainda exigiria receber por seus direiros autorais??

O tema é complexo e alguns pontos necessitam de um amplo debate. É justo e necessário que se valorize os autores e suas obras, mas também é justo valorizar os organismos, entidades e classes que promovem as referidas obras. Já disse o poeta: O ARTISTA VAI AONDE O POVO ESTÁ!!

Um comentário:

  1. John - você resumiu bem a questão.
    Atuo em Rádio desde 1969. Fui Dir. de Programação da Rede L&C de Emissoras e atendia perto de 100 emissoras AM e FM no Brasil. Passei pelo Sistema Globo de Radio, Rede ANTENA 1 FM e outras. O assunto ECAD sempre causou grande polêmica, principalmente pois a grande maioria dos artistas com quem mantive contato estava insatisfeita com o recebimento dos direitos - quando recebiam.
    Concordo com vc. O ARTISTA deve receber pela execução de sua obra em SHOWS, pela VENDAGEM do CD/DVD/LIVRO, etc; nesses casos a cobrança é justa.
    MAS COBRAR DOS VEÍCULOS que DIVULGAM E PROMOVEM sua obra = ACHO ERRADO E INJUSTO!
    Sou do tempo que o "jabá" era um CRIME. Nós jamais cobramos um centavo sequer de artista para tocar sua música em todo o Brasil. Éramos muito respeitados tb por isso.
    E AGORA? O que dizer das Rádios e TVs que COBRAM descarada e abertamente para o artista se apresentar (TV) ou para tocar numa Rádio? O antigo JABÁ simplesmente foi oficializado. Virou TABELA DE PREÇOS e ninguém mais se envergonha disso. Ou seja, nivelam por baixo pois PORCARIA QUE PAGA PODE.... mas ARTISTA BOM SEM DINHEIRO - NÃO TEM CHANCE!
    Continuamos na luta.
    Abraços - Ronaldo C. Assumpção
    publimidia@publimidia.com

    ResponderExcluir